Capítulos

Jonas

Jonas é uma história poderosa sobre a misericórdia de Deus e a importância da obediência, mesmo quando não entendemos os planos divinos. O livro começa com Deus ordenando a Jonas que pregue arrependimento na grande cidade de Nínive, conhecida por sua maldade. Em vez de obedecer, Jonas foge para Társis, embarcando em um navio.

Durante a viagem, uma grande tempestade ameaça afundar o navio, e os marinheiros, desesperados, lançam sortes para descobrir quem causou a ira divina. A sorte cai sobre Jonas, que confessa sua desobediência e pede para ser lançado ao mar para acalmar a tempestade. Os marinheiros relutantemente o fazem, e o mar se aquieta.

Jonas é então engolido por um grande peixe, onde permanece por três dias e três noites. Em seu sofrimento, ele se arrepende e ora a Deus, que ordena ao peixe que o vomite em terra firme. Deus renova sua ordem para que Jonas vá a Nínive e pregue o arrependimento. Desta vez, Jonas obedece e prega a mensagem de Deus.

Para a surpresa de Jonas, o povo de Nínive, do rei ao mais humilde cidadão, acredita na mensagem de Jonas, se arrepende de seus pecados e clama a Deus por misericórdia. Deus, vendo o arrependimento sincero do povo, decide não destruir a cidade. Jonas, no entanto, fica furioso com a misericórdia de Deus, pois desejava ver a destruição de Nínive. Deus então usa uma planta, um verme e um vento forte para ensinar a Jonas uma lição sobre compaixão e o valor de toda vida, mostrando que seu amor se estende a todos, mesmo àqueles que consideramos nossos inimigos.